Conselho Editorial

Profa. Adelica Aparecida Xavier

 

Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Desde 2001é professora da Universidade Estadual de Montes Claros e ministra as disciplinas de Microbiologia do Solo e Fitopatologia Aplicada II no curso de graduação em agronomia e, desde 2006 atua no mestrado em Produção Vegetal no Semi-Árido e Zootecnia. É bolsista de incentivo a pesquisa da FAPEMIG desde 2006 e atua principalmente em seguintes temas: Manejo de doenças de fruteiras com enfase em fitopatógenos do solo, e seleção de bactérias endofíticas com potencial para utilização no desenvolvimento de plantas.

Currículo Lattes


 

Prof. Alfredo Maurício Batista de Paula

 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Mestrado e Doutorado em Patologia, área de concentração em Anatomia Patológica Odontológica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (1999 a 2003). Realizou estágio pós-doutorado nacional (Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas) e internacional (DepartmentofOncologyandDiagnosticSciences - Universityof Maryland - EUA) Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde atua na graduação do curso de Odontologia. Na pós-graduação, é professor do corpo permanente, orientador e pesquisador do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS; Mestrado acadêmico e Doutorado em Ciências da Saúde). Durante o triênio 2010-2012 exerceu a função de coordenador do PPGCS-Unimontes. Esse pesquisador com linhas de pesquisas ativas em Saúde coletiva e Avaliação epidemiológica, clínica e molecular de doenças humanas, com ações investigativas nas doenças humanas que requerem uma abordagem interdisciplinar. Tem projetos de pesquisas fomentados por órgãos de fomento estadual e federal (Fapemig e CNPq). No Laboratório de Pesquisa em Saúde da Unimontes realiza estudos moleculares em células/tecidos animais e humanos com as técnicas de investigações laboratoriais diversas. O pesquisador é coordenador do grupo de pesquisa intitulado Núcleo e Pesquisas Epidemiológicas e Moleculares Catrumano (Nupemoc), também,daUnimontes, e tem parceria de trabalhos com outras Universidades e Centros de Pesquisas brasileiros. Também faz parte como pesquisador integrante da Rede Mineira de Química (RQ-MG). É consultor ad-hoc da Capes e do CNPq e de periódicos nacionais e internacionais.

Currículo Lattes


 

Prof. Antônio Dimas Cardoso

 

Bacharel em Ciências Sociais, com especialização pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), tendo defendido tese em 2004 sobre a atuação corporativa em projetos de integração regional, no Centro de Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC/UnB), em Brasília-DF. Professor efetivo da Unimontes, leciona Teorias do Desenvolvimento e orienta projetos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social. Na Graduação do Curso de Ciências Sociais, leciona Sociologia e orienta monografias e projetos de iniciação científica. Como pós-doutorando, desenvolve estudos sobre políticas públicas e modos de apropriação. É membro pesquisador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e referência do Convênio Unimontes-Universidade de Fribourg (Suiça). Possui experiência profissional como sociólogo em atividades de planejamento regional e gestor em administrações públicas estadual e municipal. Desde abril de 2015 exerce a função de editor chefe da Editora Unimontes, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Currículo Lattes


 

Prof. Carlos Renato Theóphilo

 

Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA / USP. Professor-pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), no Curso de Graduação em Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS). Professor-pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI / USP). Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Editor-adjunto da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) (mantida pela Fundação Brasileira de Contabilidade). Membro do Corpo Editorial Científico da Revista Contabilidade e Finanças (USP). Membro do Corpo Editorial Científico da Revista Contabilidade Vista e Revista (UFMG). Avaliador ad hoc de diversos periódicos e eventos científicos. Participante de quatro grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ: 'Contabilidade e Atuária', 'Economia Social e Desenvolvimento', 'Grupo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade (GEPEC)' e 'Observatório FECAP de Educação e Pesquisa Contábil'. Palestrante em eventos com temáticas relacionadas à pesquisa e à produção cienfífica em Ciências Contábeis. Co-autor de livro de Metodologia da Pesquisa e co-coordenador de livro de Pesquisa Operacional. Atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Contábeis, Desenvolvimento Social, Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Métodos Quantitativos.

Currículo Lattes


 

Prof. Casimiro Marques Balsa

 

Possui licenciatura em sociologia pela Universidade Católica de Lovain (1973) e doutoramento em sociologia pela Universidade Católica de Lovain (1988). Agregação em sociologia, disciplina de sociologia Geral (2008). Professor catedrático no departamento de sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Currículo Lattes


 

Prof. Elton Dias Xavier

 

Elton Dias Xavier concluiu a graduação em Letras em 1989 e em Direito em 1995, ambas na Universidade Estadual de Montes Claros. Concluiu o doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2004. Cursa desde 2012 doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Montes Claros e Professor das Faculdades Santo Agostinho. Atua como professor do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (mestrado e doutorado) da Unimontes. É professor convidado do doutorado em Direito da Universidade de Buenos Aires - UBA. Atuou como diretor das Faculdades Santo Agostinho de 2001 a 2006. É avaliador de cursos pelo INEP/MEC. É palestrante em diversos eventos nas áreas de Ciências Sociais, Direito e Filosofia. Atua na área de Direito, com ênfase em direito público. Os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica são: Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, Diversidade, Ciência Política, Democracia, Poder, Utopia, Direito Penal, Biodireito e Bioética.

Currículo Lattes


 

Prof. Laurindo Mékie Pereira

 

Possui doutorado em historia pela Universidade de São Paulo/USP (2007), mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2001) e graduação em Historia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1998) . Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.

Currículo Lattes


 

Prof. Otávio Soares Dulci

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento e Política Comparada. Desenvolve pesquisas sobre modelos de desenvolvimento e políticas sociais. É professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas.

Currículo Lattes


 

Prof. Marcos Esdras Leite

 

Professor do Departamento de Geociências Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia/ UNIMONTES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/ UNIMONTES. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em Geografia nessa mesma instituição. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em Geografia, com ênfase em SIG e Sensoriamento Remoto aplicado à estudos socioambientais. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento/UNIMONTES. Editor da Revista Desenvolvimento Social (RDS). Realizou estágio técnico de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com bolsa da FAPEMIG. Bolsista de produtividade da FAPEMIG.

Currículo Lattes


 

Prof. Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D'Angelo

 

Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D'Angelo  joined  the  State  University  of  Montes Claros in 2000 as an  Associate Professor in Information Science. He receivedhis B.S. and M.S. degree in Electrical  Engineering  from   the Pontifical  Catholic  University of Minas Gerais in 1998 and 2000, respectivelythe Ph.D. degree in Electrical  Engineering  from  the  Federa l University  of  Minas Gerais in 2010. In a broadsense, D'Angelo  main  research  interests  include  dynamic  systems  and  optimization  theory/applicationsand soft computing. In particular, his  work  has  focused  on  the  Fault  detection  in  dynamic  systems.

Currículo Lattes


 

Profa. Regina Cássia Ferreira Ribeiro

 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professor de ensino superior V da Universidade Estadual de Montes Claros e leciona as disciplinas Fitopatologia Geral e Fitopatologia Aplicada I para o curso de graduação em Agronomia. Participa do grupo de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semi-árido lecionando a disciplina de Manejo Integrado de Doenças de Plantas (Coordenadora). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Meloidogynejavanica, bananeira, fitonematóides, controle e mal-do-panamá. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido. Bolsista da FAPEMIG (Bolsa de incentivo a produtividade e pesquisa).

Currículo Lattes