Expressando a Sexualidade na Escola

Este Caderno de Capacitação em Orientação Sexual intitulado “Expressando a Sexualidade na Escola” é produto da dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC - Minas, desenvolvida pela mestranda Janine Cínara Silveira Alves sob a orientação da Profª. Dra. Andréa Carla Leite Chaves e a co-orientação do Prof. Dr. Amauri Carlos Ferreira.

Com o objetivo de capacitar os (as) professores (as) do ensino fundamental interessados (as) em fazer a orientação sexual na escola, este caderno contém sugestões de estratégias que orienta e subsidia o professor, independente da disciplina que leciona. Ele permite, através de técnicas de trabalho em grupo, que os professores adquiram mais segurança em abordar os temas ligados à sexualidade humana na sala de aula, possibilitando assim, uma maior reflexão e discussão no meio estudantil.

Está disponível neste trabalho um bom número de temas da sexualidade que foram especialmente selecionados de acordo com a importância, necessidades e dificuldades apresentadas pelos professores de Ciências da cidade de Porteirinha - MG. Para cada tema há várias sugestões de oficinas como estratégias para preparar o professor do ensino fundamental no desenvolvimento do trabalho de Orientação Sexual na escola. As oficinas devem ser escolhidas e adaptadas de acordo com as características pessoais e culturais dos educadores que delas participarão.

Cada um dos temas propostos no Caderno de Capacitação é estruturado com uma pequena introdução e finalidade, indicando o que se pretende alcançar com a realização das oficinas sugeridas, EXPRESSANDO A SEXUALIDADE NA ESCOLA Caderno metodológico de capacitação em Orientação Sexual 12 Janine Cinara Silveira Alves oferecendo ao coordenador um fio condutor para o planejamento e abertura para possíveis adaptações. Para cada oficina estão indicados: título, objetivos, tempo de duração, material necessário, desenvolvimento e referência bibliográfica.

A proposta do processo de capacitação dos professores (as) em Orientação Sexual prevê a realização de um conjunto de oficinas com objetivos diversos e complementares: construção de conceitos, reflexão sobre a prática e a postura profissional diante das questões abordadas, aplicação de conhecimentos ou, ainda, o debate de ideias e posições sobre assuntos polêmicos.

Para o desenvolvimento do trabalho, sugere-se que o coordenador planeje um cronograma com encontros semanais de quatro horas de trabalho, selecione os temas de acordo a necessidade dos profissionais envolvidos e estabeleça a formação dos grupos. Esperamos que este material didático formativo seja uma ferramenta útil para incentivar, capacitar e desencadear o processo de formação continuada de profissionais da educação, especialmente os professores, que aprendem e também ensinam.

20 setembro 2016

Livros